Serviço de Apoio Domiciliário (SAD)

Missão:
O SAD é uma Resposta Social que consiste na prestação de cuidados e serviços individualizados e personalizados no domicílio quando, por motivos de doença, deficiência, idade, ou outro impedimento, as pessoas não possam assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e /ou atividades da vida diária.


Objetivos:

  • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos utentes e famílias;
  • Prevenir a institucionalização desnecessária, decorrentes de situações de dependência;
  • Acautelar crises e a deterioração grave da situação pessoal e familiar;
  • Promover a autonomia dos utentes;
  • Facilitar o acesso a serviços da comunidade;
  • Prestar apoio psicossocial aos utentes e familiares, de modo a contribuir para o seu equilíbrio, bem estar e melhoria da qualidade de vida.

 

Serviços e Atividades:

  • Alimentação;
  • Higiene pessoal;
  • Higiene habitacional, estritamente necessária à natureza dos cuidados prestados;
  • Tratamento da roupa do uso pessoal;
  • Atividades de animação e socialização.

 

Processo de Candidatura:
Apresentar cópia dos seguintes documentos:

  • Bilhete de Identidade/Cartão do Cidadão;
  • Relatório médico com informação clínica do utente;
  • Declaração de doença crónica e três últimos comprovativos da farmácia;
  • Duas fotografias;
  • Última declaração de IRS e respetiva nota de liquidação;
  • Declaração anual de pensões.


Contratação de Serviços:
Contratação mínima de dois serviços

  • 2 serviços / 5 dias = 45%
  • 2 serviços / 7 dias = 60%
  • 3 serviços / 5 dias = 50%
  • 3 serviços / 7 dias = 65%
  • 4 serviços / 5 dias = 60%
  • 4 serviços / 7 dias = 75%
  • 5 serviços / 5 dias = 61% a 75%
  • 5 serviços / 7 dias = 75%